Compliance e segurança da informação: Qual a relação entre esses dois conceitos em TI?

O fluxo de informações cresce exponencialmente na era digital. Com isso, termos como compliance e segurança da informação têm sido cada vez mais discutidos a fim de que as empresas possam manipular dados em concordância com as normas que regem o mercado.

Hoje, a informação – seja ele fornecida à organização ou gerada por ela – é um recurso importante que auxilia as tomadas de decisão de todos os departamentos. Contudo, sua utilização também depende da sua conformidade, visto que ela influencia a credibilidade desse ativo e do próprio negócio que o detém.

Ciente disso, para entender melhor esse cenário, discutiremos os conceitos de compliance e segurança da informação, bem como a relação entre eles. Boa leitura!

Compliance em TI

Compliance, do termo inglês “comply”, significa “estar em conformidade”. Seu conceito, portanto, abrange uma série de ações cujo objetivo é compreender e cumprir normas que permeiam o mercado no qual a empresa faz parte.

Em TI, estar em conformidade está diretamente associado à capacidade de lidar com a complexidade e o volume de dados presentes no mercado. Para tanto, as companhias devem criar uma série de políticas, ações e adotar tecnologias em prol da integridade, disponibilidade e confiabilidade das suas informações.

A governança em TI também assume papel importante para que a empresa esteja em compliance, afinal, a partir dela é possível controlar processos.

Segurança da informação

A segurança da informação consiste em outra área de TI que visa assegurar que toda a corporação não sofra com vazamentos, fraudes, desastres e ataques cibernéticos.

Para que uma companhia garanta a proteção desses ativos, portanto, além de otimizar processos e implantar ferramentas, é preciso que os colaboradores também sigam boas práticas de segurança.

Por parte da TI, então, essa gestão deve analisar todos os departamentos, suas vulnerabilidades e riscos físicos, técnicos e administrativos para adotar as melhores soluções.

Como os dois conceitos se relacionam entre si?

A segurança da informação não é de responsabilidade única e exclusiva do profissional de TI.  Todos os funcionários da empresa também precisam dar atenção a proteção dos dados. Da mesma forma, o acesso aos dados das empresas deve ser realizado de acordo com as normas de confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Essa gestão de risco, por sua vez, envolve a adoção de medidas obrigatórias de compliance de TI e segurança da informação, principalmente quando os dados pertencem a terceiros.  A negligência a essas normas pode resultar em graves problemas de ética, inclusive passíveis de sanções, penalizações e quebra da credibilidade das organizações envolvidas

De fato, a segurança da informação é uma das maiores preocupações dos profissionais de TI, ainda que sejam realizadas auditorias internas e externas regulares com o objetivo de checar a conformidade dos processos dentro das empresas.

Nesse sentido, o compliance é uma forma de garantir que a política de segurança está sendo rigorosamente cumprida, permitindo uma maior tranquilidade para as atividades da empresa de maneira geral.

Benefícios que uma política de compliance traz à proteção dos dados

Negligenciar as práticas de segurança da informação e compliance em TI pode ser um alto risco para a empresa, por isso, investir na aplicação do compliance pode trazer diversos benefícios:

Aumento da confiabilidade de dados

Ao realizar com eficiência a gestão de segurança de TI, a confiabilidade dos dados obtidos, tanto internamente quanto externamente, aumenta ainda mais.

Outro aspecto positivo é que a companhia diminui o risco de ter vazamento de dados sensíveis, seja pela vulnerabilidade dos seus sistemas ou pela invasão deles. Além de evitar possíveis fraudes na gestão.

Mais segurança com a rede de relacionamentos

Possuir um sistema que ofereça total segurança no armazenamento dos dados de terceiros, fortalece o relacionamento entre empresa e a cadeia de suprimentos.  Aqui, ambos são beneficiados: enquanto a empresa tem dados confiáveis e evita falhas em compliance, os parceiros comerciais atuam com maior tranquilidade.

Melhora a gestão de riscos em desastres

Em caso de desastres, uma empresa que está em compliance, além de garantir a proteção dos dados internos e externos, também saberá lidar com normas regulatórias como a LGPD.

 Transforme seu departamento de TI com a Inove Solutions

O compliance de TI é uma maneira eficaz de garantir o cumprimento das diretrizes de segurança da informação na empresa. Portanto, se a sua empresa precisa garantir a proteção de dados, é fundamental contar com essas ações.

A Inove Solutions é uma consultoria completa de TI que oferece aos clientes as melhores novidades do mercado de acordo com a necessidade e expectativa de cada empresa. Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar.

Tire suas dúvidas e conheça melhor a Inove Solutions pelas nossas redes sociais, instagram , facebook e linkedin. Leia mais no nosso blog.