Quais os passos para elaborar um inventário de TI

Confira cuidados no desenvolvimento deste documento, que permite às empresas identificar oportunidades e planejar investimentos no curto, médio e longo prazos

Mostramos no blog, recentemente, a importância da manutenção de TI e a necessidade de focar seu time em ações de alto valor, dois passos que podem ser muito auxiliados com a realização de um inventário de TI. Neste artigo, vamos mostrar os principais cuidados para realizar este processo de forma adequada e eficiente, garantindo uma visão completa da estrutura de TI da organização.

Vamos, porém, partir do princípio: o que é inventário de TI? Trata-se de um documento que deve englobar todos os ativos (software, hardware, licenças, dispositivos) existentes dentro de uma companhia. Nele, estarão presentes informações importantes: dados de compra, manutenções realizadas e as futuras, data de expiração de licenças, funcionário responsável pelo dispositivo, entre outras.

O objetivo por trás deste documento é realizar um levantamento de todos os recursos tecnológicos existentes em uma empresa.

Por que elaborar um inventário de TI?

Em um mundo cada vez mais digitalizado, obter o melhor dos recursos já existentes dentro de uma empresa é um caminho barato e inteligente para se tornar mais competitivo. Uma das certezas é que ignorar este documento vai colocar uma empresa atrás dos seus concorrentes, independentemente do investimento feito em softwares, hardwares, licenças e dispositivos.

Um inventário de TI oferece aos gestores a possibilidade de compreender o momento da organização, identificando oportunidades de investimento e de melhorias, além de antecipar potenciais problemas que podem interferir no dia a dia da organização. Algumas vantagens da elaboração deste documento são:

– Monitorar as necessidades de TI dentro de um planejamento de curto, médio e longo prazo do negócio;

– Antecipar problemas, vulnerabilidades e dificuldades por falta de recursos de TI, ainda mais em uma época na qual a segurança de dados é essencial;

– Manter os prazos de garantia de equipamentos;

– Garantir a realização de manutenções preditivas de dispositivos, ampliando sua vida útil;

– Identificar ativos ineficazes ou obsoletos;

– Ter mais dados para tomar decisões estratégicas sobre futuros investimentos e quais serão as prioridades de melhorias;

– Descobrir o status de proteção dos dados corporativos e potenciais melhorias de segurança;

– Realizar auditorias de softwares e de licenças, identificando prazos de renovação e programas desnecessários.

Como fazer um inventário de TI?

Sabendo do que se trata e quais as vantagens de realizar um inventário de TI, vamos direto ao assunto: o que deve ser incluído neste documento?

1 – Criar categorias

Como todo inventário, o passo inicial é definir as categorias nas quais os ativos devem ser listados. É preciso definir grandes categorias, como hardware, software, usuários e, na sequência, estabelecer subgrupos dentro delas.

É importante que essas divisões internas sejam bem estruturadas, de modo a facilitar a visualização de todos os ativos. Por exemplo, na categoria hardware, é possível separar: computadores, notebooks, impressoras, roteadores, modens, servidores, entre outros. No caso dos softwares, a separação deve ser feita entre aplicativos, licenças e serviços em nuvem.

2 – Definir uma forma de nomeação

Os ativos se repetem dentro de uma empresa, sejam os softwares ou os hardwares. Ainda que dois notebooks sejam exatamente iguais, dentro de um inventário de TI eles precisam ser incluídos de maneira diferente. É importante que esse padrão seja mantido ao longo do tempo, sob pena de o trabalho se perder caso não seja seguido.

O segundo é definir uma forma de nomeação que contemple as especificidades de cada dispositivo, licença ou ativo – e que possa ser facilmente visualizado pelos gestores. É comum a mistura de letras e números para criação de uma regra própria, que deve estar claramente especificada no inventário de TI.

3 – Escolha do software

Obviamente, uma planilha tradicional ou na nuvem pode ser usada para realizar o levantamento dos ativos de TI. Entretanto, existem soluções que tornam esse trabalho mais intuitivo e simples.

Além disso, essas ferramentas podem criar uma lógica de automatização de informações, garantindo a atualização dos ativos de maneira inteligente. Erros e esquecimentos costumam ser mais comuns em processos manuais e repetitivos como esse.

4 – Listagem dos ativos

Após a criação de categorias, seus subgrupos e o padrão de nomeação dos ativos, o trabalho propriamente dito será realizado. É o momento de identificar todos os ativos existentes dentro da corporação e listá-los em seus grupos próprios.

Entre as informações pertinentes, vale não esquecer:

– Nome do produto e o seu nome dentro do padrão estabelecido pela empresa;

– O número do item e seu número de série;

– Dados técnicos de cada dispositivo e software;

– Data de compra, de manutenção e da próxima manutenção preventiva (ou renovação, no caso de licenças e softwares);

– Informações adicionais.

5 – Estabeleça responsáveis

Mesmo com a possibilidade de automatização via software, o inventário de TI é um serviço que terá que ser reavaliado periodicamente, já que as organizações estão constantemente adquirindo novos hardwares e softwares, além da necessidade de manutenções e outros problemas.

Nesse sentido, é mais simples manter um inventário de TI atualizado do que começar do zero após seis meses ou um ano. Por isso, um dos caminhos mais simples é determinar uma pessoa ou um grupo dentro do TI que terá a responsabilidade de fazer essa checagem de forma periódica.

O prazo adequado depende do perfil da empresa, mas pode ser diário, semanal, mensal, trimestral, semestral ou até anual, conforme o perfil empresarial e a situação do TI para atingir os objetivos de curto, médio e longo prazos.

Não esqueça de alguns cuidados adicionais

Faça auditorias – Além da listagem dos ativos, é preciso realizar auditorias frequentes nos dispositivos e em toda a estrutura em busca de vulnerabilidades e outras falhas. Em um universo no qual os ataques cibernéticos são cada vez mais comuns, esse cuidado é fundamental.

Proteja os dados – Assim como ocorre com os dados empresariais, é preciso que o inventário de TI esteja bem protegido, pois ele trará informações estratégicas sobre o seu negócio. Mantenha backups seguros e invista na proteção do seu negócio.

Estabeleça termos de responsabilidade – Em um cenário de trabalho híbrido e home office, muitos ativos empresariais estão localizados na casa de colaboradores. Crie um termo de responsabilidade e garanta que esses dispositivos e softwares sejam devidamente monitorados, atualizados e protegidos.

Realize o diagnóstico de TI do seu negócio e um inventário de TI com a Inove Solutions. Saiba mais sobre esses serviços em nosso site!