Você conhece as principais áreas da TI?

Com a expansão contínua da tecnologia, as áreas de TI estão ganhando cada vez mais ramificações. Esse fenômeno, além de apontar para a necessidade de atenção por parte das empresas, mostra como a era digital deve ditar as tendências de mercado e comportamento nos próximos anos.

O setor de TI possui um papel importante dentro das organizações empresariais de diferentes segmentos, auxiliando em estratégias e execuções de tarefas do dia a dia. Entretanto, hoje, ele desempenha uma função ainda maior, otimizando a rotina dos negócios.

Para ajudá-lo a entender melhor a importância do setor de tecnologia de informação dentro das empresas, desenvolvemos este conteúdo sobre o assunto. Aqui, você vai conhecer as principais áreas de TI, suas atividades e a importância delas no contexto de gestão e operacionalização do seu negócio.

Confira!

1 – Infraestrutura

Redes

A administração de redes, também chamada de infraestrutura de redes, é uma das áreas de TI que está ligada a inúmeras atividades rotineiras de uma empresa, como por exemplo, comunicações e conectividade dos sistemas corporativos.

São os profissionais responsáveis pela administração de redes que identificam eventuais problemas, otimizam configurações e aplicam soluções de gestão da infraestrutura.

Com um bom time de infraestrutura de redes a empresa tem a garantia que existirá uma gestão ordenada das comunicações e conectividades da organização.

Servidores

A infraestrutura de servidores em TI é composta por recursos físicos e virtuais, como hardwares e softwares que devem dar suporte ao armazenamento, fluxo, processamento e análise de dados.

Ela pode ser centralizada em um único data center ou descentralizada – a escolha da configuração estará diretamente relacionada às metas de cada negócio, portanto também podem sofrer mudanças ao longo do tempo.

Já para a administração de servidores são necessárias ferramentas para monitorar, configurar e gerenciar essa infraestrutura. Nesse sentido, especialistas em gestão de sistemas, armazenamento e virtualização assumem essa função.

Backup

Em tecnologia há uma série de procedimentos necessários cujo objetivo é fornecer desempenho e continuidade à infraestrutura de TI. Entre eles, está o backup – uma cópia de segurança realizada entre diferentes dispositivos de armazenamento.

Sendo assim, a área de backup é responsável pela administração das cópias de segurança e resguardo das informações, administrando rotinas e realizando testes de recuperação de informações.

Existem três tipos principais de backup: o principal, o incremental ou o diferencial. Esses que podem ser feitos de maneira separada ou em conjunto, de acordo com as demandas de cada empresa. Ou seja, conforme a quantidade de dados e a capacidade necessária para realizar tarefas cotidianas.

2 – Sistemas

Desenvolvimento

O setor de desenvolvimento de sistemas é muito relevante a partir do momento que a organização precisa que as aplicações sejam ajustadas às necessidades de negócio, melhorar ou incrementar alguma funcionalidade.

É normal que dentro de uma empresa seja necessário criar sites web, novas aplicações e integrações que permitam digitalizar os processos do negócio. Diante disso, a linha de desenvolvimento deve abranger linguagens de programação variadas e diversas especialidades

Essa variedade dificulta a gestão e contratação de profissionais especializados. Uma vez que é necessário adquirir experiências em diversas tecnologias, qualquer ineficiência no recrutamento pode prejudicar todo o andamento de um projeto de desenvolvimento.

Arquitetura

A arquitetura de software é um dos motores de inovação de uma companhia, afinal, ela é a responsável por organizar os sistemas utilizados pela empresa. Ou seja, é esse departamento que define os componentes de um software, assim como a forma que eles interagem entre si.

Os arquitetos de software realizam seu trabalho de acordo com um objetivo a ser cumprido por determinado sistema. Na prática, eles devem construir e estruturar essas aplicações com a finalidade de dar suporte às tomadas de decisão da área que irá utilizá-la.

Nesse processo algumas soluções de arquitetura e design são fundamentais para formatar uma interface intuitiva e sem bugs no momento de implantação.

Qualidade

Muito embora essa área seja menos conhecida do que outras, é possível dizer que ela é próxima da programação. Os especialistas em qualidade de software, também conhecidos como testers, trabalham após a etapa de desenvolvimento do sistema, buscando eventuais falhas.

Assim, como o próprio nome sugere, eles são testadores que avaliam a qualidade do sistema e criam um ambiente favorável para o bom funcionamento da solução.

Grandes empresas desenvolvedoras de software sempre mantém um setor específico de testers, a fim de avaliar a qualidade de produto antes do seu lançamento junto ao mercado.

3 – Banco de dados

Os dados são fundamentais dentro de uma organização, tanto sob o ponto de vista operacional quanto sob o ponto de vista estratégico.  Apesar disso, o controle e armazenamento deles pode ser considerado o ‘calcanhar de Aquiles’ em boa parte das empresas.

Nesse contexto, uma gestão estruturada do banco de dados é fundamental – principalmente devido à alta quantidade de informações geradas pelo mercado. Uma organização que não tem uma boa gestão de dados tem custos operacionais mais altos, além de problemas na consistência e/ou confiabilidade das suas informações

4 – Analytics

Big Data

O Big Data é uma área que visa estudar e processar um expressivo volume de dados, estruturados e não estruturados, de várias fontes em um curto intervalo de tempo.

Hoje, informações são geradas a todo o momento, e as organizações, diante disso, devem adotar o Big Data, uma vez que ferramentas tradicionais não conseguem lidar com essa complexidade promovida pela era digital.

Na prática, plataformas de Big Data consistem em diversos servidores, bancos de dados e ferramentas inteligentes que permitem manipular esses dados a fim de encontrar tendências e padrões.

Business Intelligence

A análise das informações e sua aplicação no campo estratégico são grandes diferenciais para o aumento da competitividade de uma empresa. Contar com uma equipe de tecnologia da informação apta a realizar a interpretação desses dados vai ajudar no processo de tomada de decisões em diferentes setores da empresa.

Para tanto, um profissional de business intelligence junto ao DBA (database administrator) devem contribuir com que a TI tenha capacidade de gerenciar os diferentes bancos de dados implementados nas diversas tecnologias.

Além disso, esse especialista consegue desenvolver rotinas que agilizam a extração dos dados cruzados através das diferentes fontes, independentemente se são estruturados ou não. Isso traz uma grande vantagem para a organização, já que hoje em dia são requeridas informações internas e externas à companhia.

Data Science

A coleta, análise e aplicação estratégica de dados ganhou um espaço de destaque no ambiente de negócios, pois tem ajudado a manter empresas à frente dos seus concorrentes e alinhadas com as demandas do mercado.

O profissional que atua com a organização e o processamento de informações estratégicas é chamado de cientista de dados. Este profissional consegue obter insights a partir de muitos registros, o que permite à empresa ter uma visão mais adequada do mercado e das melhores oportunidades.

Portanto, o profissional da área deve cumprir suas responsabilidades de organização dos dados, análise de contexto e significado das informações e resultados.

Tais tarefas devem ser realizadas a partir do conhecimento de banco de dados e programação. Dessa forma, é possível analisar diferentes tipos de informações em linguagens como R, Python, e SQL, por exemplo.

5 – Segurança da Informação

Com as mudanças recentes e a entrada em vigor de normas como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas precisam ficar atentas à questão do tratamento, armazenamento e segurança de dados.

Sem dúvida, o setor de segurança da informação é uma área de atuação estratégica importante, por isso é fundamental contar com o suporte de profissionais capacitados, que tenham condições de realizar um trabalho de proteção de acordo com as exigências da legislação.

A equipe responsável pela segurança da informação realiza atividades como:

  • criação de mecanismos para proteção de dados, sistemas e equipamentos da empresa;
  • monitoramento constante da rede para detectar tentativas de ataque; e,
  • em caso de vazamento de dados ou ataques, o setor é responsável por tomar medidas visando solucionar a situação sob o ponto de vista técnico.

Estruture suas áreas de TI com a Inove Solutions

É válido estar consciente sobre como os serviços de Tecnologia da Informação são cada vez mais impactantes para uma organização estar de acordo ou acima das expectativas de todos os segmentos do mercado. Contudo, nem sempre é possível utilizar os recursos tecnológicos plenamente sem a ajuda de uma equipe especializada.

Pensando nisso, a Inove Solutions disponibiliza uma consultoria que ajuda os gestores a identificarem pontos de melhoria da sua TI e trazendo ganhos para a sua empresa no curto, médio e longo prazo. Isso é fundamental para elevar não apenas a eficiência das ferramentas (sistemas, aplicativos, redes, mecanismos de segurança etc.), mas também para manter o ambiente mais protegido contra ameaças virtuais.

Ao identificar pontos de melhoria com uma análise de alta qualidade, torna-se mais fácil estabelecer uma TI estruturada e adotar iniciativas que vão ajudar a sua equipe a ser mais produtiva e voltada para o cumprimento das metas. Isso é essencial para o crescimento sustentável do seu negócio!

Se pretende utilizar a tecnologia de forma mais estratégica e inteligente, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para te ajudar a vencer novos desafios!