5 benefícios que a TI estruturada traz para sua empresa

A eficiência de uma TI estruturada influencia diretamente os resultados de toda a empresa. Afinal, hoje, o departamento de tecnologia assume um papel cada vez mais estratégico e focado em melhorar a performance das demais áreas.

Muitas companhias já perceberam essa necessidade e estão optando pela TI estruturada. Na prática, os líderes empresariais perceberam que não adianta apenas investir em soluções tecnológicas de ponta, pois se elas não estiverem sendo bem implantadas e gerenciadas, não serão aproveitadas de maneira plena.

Diante disso, neste artigo vamos destrinchar cinco vantagens relevantes que um setor de TI estruturado pode trazer a toda a empresa. Confira.

1 – Otimiza os custos com soluções tecnológicas

Atualmente, é comum que as empresas adotem soluções, como a computação em nuvem, a fim de estarem inseridas no cenário criado pela transformação digital. Contudo, iniciativas como essa só devem ser feitas com planejamento e bom senso.

Nesse contexto, o departamento de TI, quando bem estruturado, é responsável por avaliar os recursos tecnológicos a serem contratados de acordo com a necessidade institucional. Isso ajuda a diminuir os gastos e a manter a produtividade em um elevado patamar.

Um bom suporte promovido por essa área também colabora para verificar a quantidade de licenças de software devidamente utilizadas. Essa medida contribui, por exemplo, para usar os sistemas de forma eficiente e ter condições mais favoráveis para adquirir as licenças por um valor justo e dentro do orçamento.

Outro aspecto positivo de estar com uma TI organizada abrange as manutenções nos ativos tecnológicos. Essa prática evita paralisações por longos períodos, o que é fundamental para evitar prejuízos e gastos desnecessários com reparos de emergência e interrupções nas operações de negócio.

2 – Ajuda a criar um ambiente favorável para inovação

A transformação digital obrigou as organizações a inovarem, tanto em seus processos internos quanto na forma com que interagem com os consumidores. Para tanto, uma boa infraestrutura tecnológica, proporcionada pela TI estruturada, é o que dará a agilidade para que as empresas cumpram essa demanda do mercado.

Essa iniciativa apenas será viável com o suporte de uma TI estruturada. Não adianta ter ideias inovadoras para aperfeiçoar os serviços e a comunicação com os clientes caso não haja condições de implementá-las em virtude do mau gerenciamento das soluções tecnológicas.

Além disso, ao mapear exatamente as necessidades tecnológicas e estratégicas em seu mercado, uma empresa se mostra mais aberta ao conceito de melhoria contínua. Assim, estimula ainda mais um cenário que contribui para adotar a inovação no dia a dia de todos os segmentos de negócio.

3 – Melhora a relação com stakeholders

Por mais que uma organização tenha clareza sobre o que deve ser feito para satisfazer consumidores, fornecedores, colaboradores e demais parceiros de maneira plena, uma gestão de TI estruturada contribui para gerar confiança, tanto entre os clientes internos quanto externos.

Por exemplo, fazer com que os sistemas responsáveis pela operação da companhia apresentem um alto nível de disponibilidade é crucial para que funcionários possam resolver as demandas com rapidez e, dessa forma, consigam atender os clientes em tempo hábil.

Em resumo, prevenir e evitar problemas relacionados com à acessibilidade e disponibilidade dos serviços são duas medidas que podem ser feitas com um suporte qualificado de TI. Essa ação, sem dúvida, ajuda a aumentar o engajamento de todos os públicos que uma empresa lida diariamente.

4 – Aumenta o foco em segurança

No mundo inteiro, muitas companhias, independentemente do tamanho e da finalidade do negócio, enfrentam dificuldades relativas à segurança da informação, as quais, além dos prejuízos financeiros, podem ocasionar a perda de credibilidade e prestígio no mercado em que atuam.

Esses problemas, por sua vez, são causados pela dificuldade de administrar os ativos de TI e de conscientizar os colaboradores sobre os riscos ligados a um ataque cibernético.

Então, para minimizar a possibilidade de ser vítima de um ataque virtual, é fundamental contar com a TI estruturada. A partir dela, será mais fácil não apenas adotar as melhores soluções e práticas de proteção de dados, mas também ter mais agilidade na resolução de problemas.

5 – Garante um maior alinhamento com os objetivos organizacionais

Considerar o setor de Tecnologia da Informação uma atividade secundária é um erro. Com a transformação digital se tornando cada vez mais presente no dia a dia, é indispensável olhar para o uso das soluções inovadoras como peça-chave para um bom desempenho.

Ao investir em uma TI estruturada, uma organização terá um contexto mais favorável para verificar como a tecnologia pode ser inserida no alcance das metas.

Por exemplo, uma instituição pretende reduzir o tempo de atendimento ao cliente em todos os canais de comunicação. Nesse caso, é indicado avaliar como um aplicativo que pode ajudar nesse processo. Ao criar ou aperfeiçoar um app, é preciso contar com um suporte da equipe de TI para atingir o objetivo de forma plena e em curto prazo. Não bastar ter uma boa ideia, pois é preciso ter condições de colocá-la em prática. 

Construa uma TI estruturada com a Inove Solutions

É válido estar consciente sobre como os serviços de Tecnologia da Informação são cada vez mais impactantes para uma instituição estar de acordo ou acima das expectativas de todos os segmentos da audiência. Contudo, nem sempre é possível utilizar os recursos tecnológicos plenamente sem um suporte diferenciado.

Pensando nisso, a Inove Solutions disponibiliza uma consultoria que ajuda os gestores a identificarem pontos de melhoria na utilização dos ativos de TI. Isso é fundamental para elevar não apenas a eficiência das ferramentas (sistemas, aplicativos, redes, mecanismos de segurança etc.), mas também para manter o ambiente mais protegido contra ameaças virtuais.

Ao identificar pontos de melhoria com uma análise de alta qualidade, torna-se mais fácil contar com uma TI estruturada e adotar iniciativas que vão ajudar a sua equipe a ser mais produtiva e voltada para o cumprimento das metas.

Se pretende utilizar a tecnologia de forma mais estratégica e inteligente, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para te ajudar a vencer novos desafios!