Arquitetura de TI: saiba como estruturar essa área

Para uma companhia se desenvolver da melhor maneira, seus sistemas precisam ser desenhados desde a sua implementação, fazendo com que eles sejam funcionais às necessidades de negócio.

A área de arquitetura de TI, nesse contexto, é a responsável pela escolha e desenho técnico dos sistemas, garantindo assim que os recursos investidos sejam utilizados da melhor forma, minimizando o custo e maximizando o uso.

Por isso, é fundamental que uma organização trabalhe em uma TI cada vez mais estratégica, a fim de que seja sustentável no médio-longo prazo e consiga acompanhar as evoluções do negócio de uma forma organizada.

Para entender melhor o que é esse tipo de arquitetura, seus diferenciais e não confundir com a infraestrutura de TI, acompanhe os tópicos a seguir.

O que é arquitetura de TI?

É no setor de arquitetura de TI em que são planejadas, estruturadas, desenvolvidas e monitoradas as principais soluções tecnológicas que atendem as necessidades de negócios de uma empresa. Ou seja: é ele que vai, literalmente, arquitetar quais serão as ferramentas de tecnologias utilizadas para gerar inteligência aos negócios.

Essa necessidade surge já no nascimento da empresa. É nesse ponto em que serão identificados quais softwares serão essenciais para atender a rotina, quais ferramentas precisarão sem implantadas, como será realizado o monitoramento e até mesmo quais serão as necessidades tecnológicas a longo prazo.

Mas não se assuste pensando que esse tipo de solução gera custos ao negócio – pelo contrário. A arquitetura de TI está sempre em busca de ferramentas e soluções que irão otimizar entregas, atender novas demandas e, principalmente, reduzir custos e criar oportunidades de negócios. 

Qual é a estrutura da arquitetura de TI?

A arquitetura de TI depende, especialmente, da estratégia da empresa, que identificará as necessidades tecnológicas para atingir os objetivos.

Na prática, essa área consegue contribuir dentro de uma organização arquitetando processos, informações, aplicações e tecnologias. Contudo, seu tamanho e as especialidades dos arquitetos que a compõe decorrerão do tamanho e complexidade da companhia.

   

 Diferenças entre arquitetura de TI e infraestrutura de TI

A arquitetura de TI distribui os recursos tecnológicos conforme as demandas da empresa, inclusive, englobando a infraestrutura de TI que, por sua vez, corresponde ao conjunto de hardwares, softwares, redes e serviços que sustentam todo o sistema de informação em uma companhia.

Dessa forma, ambas as áreas contribuem entre si para otimizar os recursos, identificar lacunas e garantir que a empresa opere em seu nível máximo.

. Veja também: Compliance e segurança da informação: Qual a relação entre esses dois conceitos em TI?

4 benefícios da arquitetura de TI para empresas

A arquitetura de TI é indispensável para qualquer porte de empresa. Logo, seus benefícios são inúmeros. Mas vamos citar as 5 principais vantagens imediatas:

1. Melhor distribuição de recursos

São tantas ferramentas tecnológicas disponíveis atualmente, que é fácil os gestores que não são de TI se perderem nas possibilidades e investirem errado.

Como profundo conhecedor da estrutura e das soluções tecnológicas, o arquiteto de TI indicará as melhores soluções baseadas em custo-benefício para a empresa.

2. Garantia de disponibilidade

Os recursos de tecnologia são importantíssimos para o negócio e não devem falhar sob nenhuma circunstância.

Nesse sentido, a arquitetura de TI trabalha continuamente para identificar possíveis falhas que afetam essa disponibilidade, além de coordenar com o time de Segurança da Informação na busca de ferramentas para evitar possíveis ataques.

3. Vantagem competitiva

A tecnologia, sem dúvidas, pode criar diferenciais de serviços e entregas que trazem retorno competitivo para a empresa. É parte da arquitetura de TI a identificação dessas ferramentas, sistemas e recursos que podem oferecer diferenciais para o mercado.

4. Economia

É papel da arquitetura de TI indicar quais ferramentas podem ser adicionadas, incrementadas ou substituídas para otimizar os recursos utilizados na infraestrutura de tecnologia da empresa. E essa economia é buscada continuamente para identificar os investimentos com os melhores retornos disponíveis no mercado.

Como estruturar o setor de arquitetura de TI

Por fim, aqui vão 5 práticas que ajudarão sua empresa a criar uma ótima estrutura de arquitetura tecnológica:

1. Aposte na hiper convergência

A hiper convergência é a integração das estruturas físicas e virtuais, o que oferece mais agilidade, segurança, escalabilidade, facilidade para a gestão e redução de custos. Isto é: combinar o melhor da tecnologia em TI com as melhores soluções em dispositivos.

2. Busque por análises preditivas

As mudanças tecnológicas são velozes – e estar sempre um passo à frente no desenvolvimento analítico é essencial. Com as análises preditivas, é possível ver oportunidades antecipadamente e criar planejamentos mais precisos para o seu negócio, com um caminho mais acertado

3. Garanta a participação do arquiteto de TI nas decisões estratégicas

Os recursos tecnológicos sempre devem ser consultados antes de fechar novos negócios ou criar soluções para os setores da empresa. Procure ter inteligência na área de arquitetura para buscar os melhores caminhos conforme cada decisão estratégica.

4. Implemente práticas DevOps

Unir as atividades de quem atua com desenvolvimento e quem atua nas operações, já vem se mostrando uma excelente iniciativa em diversas empresas. Isso aumenta a fluidez do trabalho, reduz conflitos e traz resultados mais rápidos.

5. Conte com uma empresa especializada

Encontrar bons profissionais de arquitetura de TI pode não ser uma tarefa fácil. E pela alta demanda do mercado, é comum que exista certa rotatividade entre esses tipos de especialistas.

A Inove Solutions é altamente especializada em potencializar a performance de sua empresa, criando toda a arquitetura tecnológica necessária. Alta disponibilidade, comprometimento e análises de alto impacto são parte das atenções da Inove Solutions já há mais de 15 anos no mercado.

Acesse o site agora mesmo, fale com um consultor e garanta a melhor arquitetura de TI para os seus negócios!