Gestão de estoque: os principais erros e como a tecnologia pode ajudar a superá-los

A gestão de estoque é uma atividade fundamental para o varejo — e, por isso, demanda muita atenção. Ela se tornou bastante dinâmica e decisiva para as empresas. Afinal, com a transformação digital, a dinâmica das vendas exige mais organização e investimentos dos negócios.

O ponto é que uma má gestão de estoque pode prejudicar o desenvolvimento de qualquer empresa. Erros ou problemas nessa área podem gerar desde prejuízos financeiros até comprometer a relação com os consumidores.

Pensando nisso, preparamos um artigo que irá apresentar os erros mais comuns que você deve evitar na sua gestão de estoque. Além disso, mostraremos também como a implantação de soluções tecnológicas pode ajudar a reverter esse cenário.

Então, aproveite a leitura!

3 erros cruciais que vão prejudicar sua gestão de estoque 

Uma boa gestão de estoque requer planejamento. Quando isso é feito, podemos evitar problemas que comprometam as vendas — como a falta de produtos disponíveis para os clientes.

Afinal, nada pior para um varejista do que um cliente interessado em seu produto não o encontrar na prateleira. Além do mais, ter sempre uma boa quantidade de mercadoria à disposição permite a criação de uma relação mais sólida com o consumidor.

Para começar, então, é importante conhecer os desafios. Detalhamos a seguir três erros cruciais que podem prejudicar o equilíbrio do seu estoque.

1. Excesso de processos manuais

O excesso de processos manuais pode tornar todo o processo de gestão de estoque mais lento e menos eficaz. Trabalhar apenas com planilhas e documentos físicos, por exemplo, é um risco grande.

Além da lentidão, a falta de automação causa problemas de perda de produtividade e uma quantidade muito grande de retrabalho. Tudo isso pode comprometer o desempenho da equipe de vendas e da empresa como um todo.

2. Inventários desatualizados

Pode ser bastante prejudicial não ter um processo de atualização dos inventários organizado e integrado a todos os pontos de venda. Por isso, é fundamental manter esses documentos com os dados em dia.

Uma boa estratégia é registrar todas as mudanças de status do produto, desde o seu recebimento até a sua entrega. O objetivo é que o gestor tenha um controle maior sobre cada tipo de mercadoria.

Não esqueça também de controlar as trocas e devoluções realizadas, pois elas impactam o nível do estoque.

3. Descentralização da informação

A falta de acessibilidade e disponibilidade das informações pode trazer uma série de problemas à gestão do estoque. Esse cenário pode causar situações como o arquivamento de documentos em locais distintos, por exemplo.

O resultado é uma dificuldade maior para tomar decisões com base em dados confiáveis e atualizados. Para ir além, outros problemas costumam acompanhar essa falta de centralização dos dados.

As principais falhas costumam ocorrer:

  • no controle de perecidade;
  • no prazo acordado com os fornecedores;
  • no controle de entradas e saídas;
  • na duplicidade de materiais cadastrados;
  • entre outros.

. Veja também: Compliance e segurança da informação: Qual a relação entre esses dois conceitos em TI?

Qual o papel da tecnologia para superar esses desafios na gestão de estoque?

Conforme mencionamos anteriormente, é preciso ser cada vez mais ágil e eficiente para ter sucesso na era da transformação digital. Por isso, as empresas que não corrigirem os erros apresentados acima tendem a perder cada vez mais competitividade no mercado em que atuam.

Desse modo, uma das soluções indicadas para a resolução desse tipo de problema é colocar a tecnologia para trabalhar a seu favor. A boa notícia é que o setor de TI é um especialista no assunto.

Os profissionais desse departamento podem fornecer soluções tecnológicas para otimizar a gestão de estoque em diferentes níveis. O uso de um bom sistema ERP, por exemplo, é uma estratégia valiosa para qualquer empresa.

A principal função dessa ferramenta é centralizar e otimizar o planejamento dos recursos da empresa. Na prática, esse sistema é um software que auxilia na automatização dos processos de gestão de estoque, entre outros processos e no armazenamento, consulta e compartilhamento de dados.

Vale destacar que um dos seus principais benefícios diz respeito à redução da imprevisibilidade das movimentações. Isso porque o software pode ser destinado para calcular e prever indicadores. Assim, ele ajuda o gestor a reduzir custos com armazenamento de materiais e execução dos pedidos.

Portanto, com o intuito de entender melhor os processos, métodos e indicadores, é fundamental adotar tecnologias como o ERP ou um outro sistema de gestão.

Dessa forma, você otimiza não só a gestão de estoque, mas todo o controle da cadeia de suprimentos.

3 principais benefícios da informatização da gestão de estoque para o seu negócio

Já ficou claro que adotar soluções tecnológicas e a informatização da gestão de estoque é decisivo para a empresa, certo? Não são poucos os benefícios alcançados com a implementação dessas mudanças. Para mostrar como isso acontece, destacamos três deles a seguir.

1. Garante um melhor gerenciamento de riscos

O principal benefício do sistema de gestão deve-se à acuracidade nos registros, cadastros e na centralização de dados. Tudo isso contribui para a redução de falhas e um gerenciamento de riscos mais eficiente.

Na prática, isso significa entender a performance dos produtos, reduzir desperdícios e perdas, realizar reposições mais eficazes e aumentar a previsibilidade dos recursos.

2. Torna os processos entre os setores mais eficientes

Ao adotar um sistema de gestão que fornece dados em tempo real sobre o estoque, outros departamentos são beneficiados — como compras, vendas e até mesmo o atendimento ao cliente.

Alguns exemplos de como a gestão de estoque informatizada promove ganhos em outros setores são: entregas no período adequado, estratégias de vendas melhores e política de cadastramento de produtos.

3. Torna a empresa mais competitiva

A gestão centralizada de informações do estoque permite tomar decisões mais assertivas, otimizando processos e melhorando o desempenho da empresa.

Afinal, uma vez que os colaboradores desse departamento ganham agilidade e segurança em dados fundamentais é possível definir e redefinir estratégias de vendas, compras, negociação com fornecedores, entre outros processos logísticos.

. Veja também: Gestão de varejo: O que você precisa para otimizar a sua?

Comece a otimizar a gestão de estoque em seu negócio

Como você pôde ver, é muito importante investir em tecnologias para tornar toda a cadeia de suprimentos mais automatizada, ágil e eficiente. Ao evitar os erros comuns que citamos anteriormente, sua empresa consegue atingir um nível de excelência na gestão de estoque.

Como consequência, há o estabelecimento de um fluxo preciso de mercadorias. Isso ajuda a promover economia e eficiência em diversos processos entre a reposição de estoque e as vendas. Nesse sentido, trabalhar com um parceiro especializado em TI pode acelerar a implantação dessas melhorias.

É fácil perceber que toda a empresa sai ganhando com essa colaboração, por isso, conheça a Inove, uma empresa preparada com soluções tecnológicas que podem ajudar a promover a eficiência no seu negócio.

A Inove oferece poder de gestão nas áreas de TI. Portanto, essa empresa está pronta para atender às suas necessidades. Com as soluções certas para o que você precisa, a gestão de estoque deixará de ser um desafio e se tornará um diferencial da sua equipe.

Se quer entender como as melhores tecnologias podem ser implementadas no contexto específico da sua empresa, tire suas dúvidas e conheça melhor a Inove Solutions pelas nossas redes sociais, instagram , facebook e linkedin.

Leia mais no nosso blog.