Gestão de TI: impulsione seus processos organizacionais

A busca pela transformação digital tem modificado os processos de produção e relacionamento das empresas com seu público. Dentro desse novo cenário, a gestão de TI, quando bem feita, pode otimizar essa transição, já que é considerada um dos fatores fundamentais para qualquer negócio que deseja ganhar competitividade na era dos dados.

Neste artigo você irá descobrir como a gestão de TI pode contribuir com a desburocratização e a otimização dos processos organizacionais. Confira!

A importância da gestão de TI para o seu negócio

Na prática, a gestão de TI é responsável por administrar todo o sistema de informações de uma empresa, bem como desenvolver projetos que proporcionem um desempenho adequado para as atividades diárias de todos os outros departamentos.

Em outras palavras, uma boa administração da tecnologia de informação permite ter uma visão sistêmica do negócio como um todo, fundamental para encontrar meios de tornar todos os processos mais simples, práticos, funcionais e eficientes.

Além disso, como mencionado na abertura deste artigo, a transformação digital tem revolucionado o mundo corporativo, permitindo a abertura de novos mercados e criando possibilidades de crescimento dos negócios e das bases de clientes.

Nesse cenário, uma boa gestão de TI é ainda mais importante, pois oferece condições essenciais para o aumento da produtividade, disponibilidade de serviços e muitas outras vantagens. É o que veremos em detalhes a seguir.

Leia também: A otimização dos custos de TI. Como gerir?

Como uma gestão de TI pode trazer ganhos à sua empresa?

Continuidade nos processos

Hoje, os processos organizacionais de qualquer companhia dependem da tecnologia e o acesso aos dados para funcionarem normalmente. O papel da gestão de TI, nesse sentido, é manter a continuidade dos serviços através de políticas de segurança e planos de contingência, entre outros.

Com um departamento de tecnologia bem gerido o aumento da disponibilidade é uma garantia. Uma gestão organizada ajuda a identificar com maior rapidez qualquer anomalia, o que permite aos especialistas agirem rapidamente e assim evitarem paradas repentinas que podem prejudicar a empresa.

Em outras palavras, uma TI estruturada impede desastres e, consequentemente, grandes interrupções nas operações de uma companhia, o que poderia acarretar à organização prejuízos financeiros e perda de credibilidade no mercado em que atuam.

Gestão de riscos

Um departamento de tecnologia eficiente tem um bom controle sobre as soluções e ferramentas utilizadas em todo o ambiente empresarial. Isso pode trazer uma série de vantagens à segurança da companhia, impedindo, por exemplo, o fenômeno “Shadow IT” em que são utilizados sistemas e troca das informações sem o conhecimento da área de TI.

Nesse mesmo contexto, a própria segurança dos dados, cada vez mais visada em todos os mercados, ganha um importante aliado. Afinal, é por meio de uma gestão transparente que os líderes do departamento ganham liberdade para definir políticas e implantar sistemas que previnam ataques hackers, vazamentos ou perda de dados, estejam eles na nuvem ou em armazenamento local.

Centralização das informações

A centralização da informação promovida pela implantação e gestão correta de plataforma e aplicações em TI também traz importantes benefícios à toda empresa.

Primeiramente podemos citar que todos os departamentos ganham mais acessibilidade aos dados estratégicos que permitem tomar decisões mais embasadas e com maior agilidade. Isso pode refletir diretamente no nível de competitividade da empresa em seu nicho de atuação.

Além disso, o acesso centralizado, e consequentemente mais rápido, às informações torna a comunicação entre áreas mais fluida ao mesmo tempo em que influência de maneira positiva no tempo de resposta dos processos, tanto internos quanto externos.

Ganho de competitividade

Assim como a gestão de TI permite que líderes de áreas, como marketing, RH, comercial e finanças, tomem decisões mais assertivas, um departamento de tecnologia estruturado ainda pode influenciar de outras maneiras na competitividade de um negócio.

Isso porque a adoção correta de recursos tecnológicos traz ganhos relevantes de produtividade a todas as equipes. Soluções de automação, por exemplo, ajudam a empresa a se tornar mais eficiente e estratégica ao mesmo tempo que reduz o número de tarefas repetitivas exercidas pelos seus funcionários. 

Fora isso, a partir do momento em que a TI assume a frente na implantação de softwares, como ERPs e CRMs, bem como no desenvolvimento de uma cultura data-driven, ela ajuda toda a empresa a lidar melhor com as informações dos seus clientes, tanto internos quanto externos.

Consequentemente, quanto mais dados estruturados em mãos, mais fácil para a empresa melhorar o atendimento, pois terá um suporte eficiente que fará um direcionamento mais preciso das suas ações. O resultado disso? Clientes mais satisfeitos e fidelizados.

Leia também: Você conhece as principais áreas da TI?

Evolua para uma TI estratégica com a Inove Solutions

Neste artigo, você viu que a gestão de TI é essencial para as organizações que desejam estruturar processos internos, tornar as áreas mais estratégicas, integradas e, consequentemente, melhorar seus diferenciais competitivos para o seu negócio.

Aqui vale ressaltar que a importância de sistemas que funcionem adequadamente e entreguem valor também é fundamental. Desse modo, para realizar uma gestão de TI eficaz e, ao mesmo tempo, aproveitar as soluções tecnológicas sem aumentar os custos, uma boa alternativa é a terceirização operacional e de sistemas em TI.

A Inove Solutions é uma empresa que presta consultoria em Tecnologia da Informação, com uma visão 360 do setor e que atende cada cliente de acordo com suas expectativas e necessidades. 

Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos fazer por você e pela sua empresa.

Tire suas dúvidas e conheça melhor a Inove Solutions pelas nossas redes sociais, instagram , facebook e linkedin. Leia mais no nosso blog.