Nuvem verde: entenda como migrar para cloud pode ajudar na redução da emissão de carbono

Setor de TI deverá incluir estratégias para reduzir o consumo de energia e contratar serviços mais atrelados às tendências de sustentabilidade, impulsionando a chamada nuvem verde

Boa parte das principais empresas globais está se movimentando para mitigar os seus impactos ambientais. Existem diferentes especificidades em relação a essas práticas para cada segmento, incluindo o de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As mudanças decorrem de exigências governamentais e cobranças de clientes e fornecedores, o que impulsiona a nuvem verde na área de TI.

As estimativas do Boston Consulting Group são de que o setor de TI responda por entre 3% e 4% das emissões totais de CO2, o que significa o dobro do setor de aviação. Se não forem adotadas medidas, esse porcentual poderá atingir 14% em 2040. Com o maior volume de uso de dados pelas empresas, há uma perspectiva de que os Data Centers respondam por 8% do consumo de eletricidade global.

Um estudo da consultoria Allied Market Research aponta que o segmento de data center deve sair dos US$ 187,3 bilhões em 2020 para US$ 517,1 bilhão em 2030. Trata-se de um crescimento anual de 10,5% em uma década. É justamente esse o motivo por trás da nuvem verde, que se dissemina entre as empresas do setor em uma tentativa de mitigar impactos.

Trata-se de uma iniciativa que visa encontrar meios para reduzir os impactos do setor no meio ambiente, especialmente no consumo de energia elétrica, uma transição buscada por todas as indústrias em resposta às exigências futuras.

Nessa jornada, há alguns caminhos que devem se tornar comuns: aumento da chamada infraestrutura como serviço (IaaS), que retira os data centers dos escritórios; migrações para serviços totalmente na nuvem; incremento e melhoria da aplicação de logística reversa dos materiais usados na fabricação dos componentes de TI – o que requer um inventário sempre atualizado.

A IaaS permite que nunca haja sobrecarga e capacidade subutilizada dos serviços, visto que a contratação e o uso consideram a demanda. Com isso, há uma redução de custos sem afetar a eficiência empresarial.

O caminho verde para o futuro

Uma das propostas adotadas por empresas de TI rumo a um futuro verde é a migração de data centers para as nuvens públicas. Uma estimativa da Accenture aponta que essa mudança pode reduzir as emissões de CO2 em 59 milhões de toneladas – o equivalente a tirar 22 milhões de veículos das ruas, o que se enquadra nas iniciativas sustentáveis de empresas com extensivo uso de dados.

Não se trata apenas de reduzir o nível de equipamentos adotados nos escritórios empresariais, a mudança para a nuvem verde abre oportunidades para a discussão de outros temas que impactam o setor de TIC: a transição para energias mais limpas (solar, eólica e hidráulica; redução de desperdícios de materiais; melhoria da logística reversa, incluindo de data centers; e inovações em P&D para melhor uso de dados).

O caminho para a nuvem verde e outras estratégias ambientais parece ser uma direção sem volta para as companhias do segmento: mais de 99% dos CEOs de empresas grandes concordaram que a “sustentabilidade é um ponto crítico para o sucesso futuro dos seus negócios”, de acordo a Accenture:

– 59% afirmam que pretendem implementar uma política de baixo carbono e energia renovável;

– 44% devem tentar zerar as emissões referentes ao seu consumo de energia nos próximos dez anos;

Essa é mais uma prova de que a TI está envolvida em ações de alto valor em diferentes perspectivas empresariais.

Fatores para a transição para a nuvem verde

No momento de escolher seus parceiros e fornecedores, as empresas potencialmente seguirão alguns critérios muito claros:

– Escolha por um provedor de carbono neutro ou negativo;

– Fontes de energia renováveis em vez de cotas de compensação de carbono;

– Compromisso com uma infraestrutura mais eficiente em termos energéticos: rede e servidores, edifícios para escritórios com certificações ambientais, gerenciamento de água;

– Inclusão de calculadoras de carbono ou relatórios periódicos de emissões para acompanhar o seu impacto, até mesmo em tempo real;

Quais as vantagens da nuvem verde?

Existem alguns benefícios em fazer essa transição. Veja alguns deles:

– Economia de insumos – Nos últimos anos, o Brasil enfrentou aumentos constantes na tarifa de energia, um insumo necessário a qualquer organização hoje em dia. Conseguir otimizar esse consumo resulta em uma redução de custos.

– Promoção de eficiência energética – O gerenciamento de aplicativos pode ser migrado para a nuvem, reduzindo a necessidade de energia. Muitos dos data centers “profissionais” contam com tecnologias que desativam os servidores se não houver troca de dados, o que garante uma redução em comparação com o seu uso tradicional.

– Mais eficiência de custos – IaaS e SaaS (software as a service) permitem que as empresas selecionem os serviços necessários e os escalem quando houver necessidade. Trata-se de uma iniciativa inteligente dentro desta perspectiva, permitindo que várias organizações ou unidades de negócio compartilhem da mesma infraestrutura.

– Redução de danos ambientais – Estima-se que quinze computadores ligados todos os anos equivalem ao impacto para o meio ambiente de um carro médio. Quando se cria programas para gerenciar a energia a partir da computação em nuvem, obtêm-se resultados positivos. Quanto maior o volume de energia de fontes renováveis, maior a sustentabilidade.

– Inspiração para funcionários – Muitas pessoas preferem trabalhar em empresas que compartilhem os mesmos valores que os seus. A sustentabilidade é um aspecto que ganha mais peso, seja na escolha dos alimentos ou determinando onde se trabalha. Esse cuidado se torna inspiração e contribui para a retenção de muitos talentos.

– Manutenção de clientes – Em muitos negócios, o compliance ambiental é um diferencial. Por isso, empresas que mitigam os seus danos e expõem essas informações de maneira responsável (normalmente em relatórios de sustentabilidade) conseguem manter clientes com mais facilidade, além de obterem ganhos de imagem como uma empresa responsável ambientalmente.

A transição para a nuvem verde é um caminho sem volta. O que o seu negócio está fazendo para acompanhar essa tendência?

Fale com um especialista em nuvem da Inove Solutions e entenda porque somos a start up que está inovando a TI de diversas empresas.