Quais tecnologias podem impulsionar as cooperativas de crédito?

Automação de processos, melhoria dos bancos de dados, avanços em machine learning, uso de chatbots e infraestrutura em nuvem são algumas das possibilidades dessas instituições financeiras

Embora temas como metaverso, robôs autônomos e outros estejam na boca de muitas organizações, a inovação em cooperativas passa muito pela maior capacidade de organização e melhoria de seus processos internos. Automação de processos, melhoria dos bancos de dados, pequenos avanços em machine learning, uso de chatbots e infraestrutura em nuvem são questões mais próximas da realidade.

As cooperativas de crédito são vistas pelos especialistas como ambientes bastante tradicionais, a exemplo de empresas familiares, o que faz com que as inovações ocorram de forma mais controlada, gradativa e lenta. Trata-se de um ambiente mais restrito do que de startups ou empresas de tecnologia, no qual a inovação integra o DNA, com busca de melhorias constantes dos processos.

Apesar disso, a necessidade de transformação digital fez com que muitas dessas instituições passassem a buscar resultados mais efetivos a partir da inovação. Isso foi associado à tentativa de construir uma cultura de inovação, que, neste ambiente, está diretamente relacionada à criação de programas específicos.

Essas iniciativas são bem-vistas e auxiliam as cooperativas de crédito a encontrar soluções por abrirem espaço para os erros e as experimentações, algo que era visto como negativo anteriormente e passou a ser incentivado por muitas lideranças. Com isso, esses programas contribuem para formar gestores, fomentar novas ideias e dar um fluxo para a sua análise e desenvolvimento.

O sucesso do cooperativismo impacta diretamente a economia do Brasil, um país que conta com 4.880 cooperativas e 18,8 milhões de associados (quase 10% da população), além de empregar quase 500 mil pessoas, conforme os dados da OCB.

Em busca de resultados mais promissores

Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) mostrou que o cooperativismo tem ânsia em inovar. Das quase 500 instituições que participaram do estudo, 84% afirmaram que consideram a inovação “importante para o crescimento e o desenvolvimento do setor”.

Em um ambiente tradicional, essa perspectiva de transformação é vista com bons olhos. Ela está se consolidando por mostrar resultados: 88% das cooperativas registraram performance positiva após a implementação de projetos inovadores, como melhoria de processos internos, criação de novos produtos e serviços e incremento do faturamento.

Há diferentes setores no qual as inovações estão sendo buscadas nas cooperativas: atendimento ao cliente (64%), marketing e comunicação (60%), tecnologia (53%) e comercial (45%) aparecem com destaque.

Apesar do interesse em melhorar, as cooperativas em geral ainda sofrem com lapsos de criatividade: 42% delas relatam falta de ideias e projetos e somente 29% destinam recursos para a área de inovação. O que demonstra a importância dos programas de inovação neste ambiente, além da aproximação de pessoas de diversos perfis e setores para entender e discutir os problemas e buscar soluções.

A importância da TI para cooperativas de crédito

O momento vivido pelas cooperativas de crédito é semelhante ao de muitas empresas, especialmente após as dificuldades enfrentadas na pandemia. A necessidade de home office fez com que muitas tivessem que buscar soluções em diferentes áreas, entendendo o departamento de Tecnologia da Informação como um elemento estratégico para o seu negócio.

Para isso, é importante que a TI se foque em atividades de alto valor, que possam repercutir diretamente na performance do negócio, conforme abordamos neste artigo. Algumas tecnologias e suas aplicações estão sendo usadas nas cooperativas de crédito e de outros segmentos:

Inteligência Artificial – Visa garantir que processos repetitivos (fiscais, por exemplo) possam ser automatizados, dando mais agilidade e velocidade no desempenho de tarefas nas quais os ativos humanos perdem muito tempo e cometem muitos erros. É de grande apoio no chamado RH 4.0, no preenchimento de notas fiscais, entre outras questões.

Machine Learning – São soluções desenvolvidas para a máquina aprender conceitos, padrões e encontrar soluções, por meio de análises, testes e observações. Dentro do sistema financeiro, o ML facilita a análise de risco, a modelagem de crédito e a prevenção contra fraudes, otimizando a atuação das cooperativas de crédito e ampliando a segurança do negócio.

Chatbots/assistentes virtuais – Cada vez mais, os clientes estão buscando atendimentos pelos canais mais diversos: redes sociais, whatsapp, telefone, SAC, site… As possibilidades são inúmeras e atender múltiplos usuários de forma simultânea é um desafio para qualquer negócio.

Nesse sentido, os chatbots/assistentes virtuais têm aparecido como uma solução para garantir respostas 24 horas em todos os dias da semana, otimizando o atendimento de questões simples e direcionando situações complexas para as pessoas.

Analytics/Big Data – Baseado em dados do próprio negócio, é possível identificar oportunidades de melhorias, com dados precisos para a tomada de decisões. Na comparação com outras empresas do setor, é possível aplicar a tecnologia como benchmarking para otimizar a performance.

Sua aplicação é variada: no segmento financeiro, auxilia na identificação de padrões de comportamento; em RH, auxilia a encontrar o perfil ideal para a vaga; no agro, fazer projeções de resultados atreladas à realidade nas mais variadas condições.

Infraestrutura em nuvem – Propicia o trabalho remoto, com a separação dos locais de armazenamento e processamento. Além disso, amplia a segurança (e o compliance dos dados de cooperados), a eficiência e a economia de recursos no médio e longo prazo.

Por muitos anos, as cooperativas foram entendidas como um ambiente fechado, sem espaço para erros e restrito à inovação. A realidade, porém, é que a necessidade de transformação digital e a competitividade fez com que, do campo às instituições financeiras, essas organizações buscassem evoluir em processos e em investimentos para continuarem sua expansão.

Temos um time focado apenas em contas de cooperativas de crédito, trazendo expertise e inteligência tecnológica para o sucesso da transformação digital de sua cooperativa. Fale com um especialista.