Gestão de custos logísticos: como a tecnologia pode ajudar

A logística é uma área fundamental para as empresas dos mais variados tamanhos e setores de atuação. Por isso, gerenciar os custos logísticos dessa atividade é uma tarefa essencial.  Afinal, a dinâmica deste departamento pode influenciar diretamente na saúde financeira do negócio. 

Somado a isso, é importante ter em mente que fatores relacionados à economia nacional impactam diretamente os custos logísticos. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por exemplo, o preço médio da gasolina aumentou 46% só no ano de 2021.

Isso mostra como fatores externos afetam o planejamento dos negócios.

Pensando nisso, falaremos aqui sobre tudo o que você precisa saber sobre gestão de custos logísticos e tecnologia. Se quer entender quais são os principais custos na logística e como a tecnologia ajuda a otimizar as operações, aproveite a leitura!

Conheça os principais custos logísticos

Devemos considerar custos logísticos todas as despesas relacionadas às atividades do setor. Isso pode envolver um grande fluxo de materiais e recursos, então é fundamental estar atento aos detalhes.

Por isso, o primeiro passo é justamente mapear esses custos. Veja quais são os que mais se destacam.

1. Armazenagem

O estoque é uma das principais fontes de custos logísticos. Afinal, o próprio armazenamento de produtos e materiais gera despesas. Somado a isso, é preciso considerar custos de manutenção e da deterioração dos itens guardados.

2. Transporte

A movimentação de materiais é o coração da logística. Por isso, é natural que ela esteja diretamente envolvida nos principais custos. Se as atividades envolvem uma frota própria, as despesas são ainda maiores.

3. Capital Humano

A folha de pagamento é, por si só, um dos maiores custos de qualquer empresa — e na logística não é diferente. É fundamental manter um controle de quanto é gasto com mão de obra para entender o impacto do setor na saúde financeira do negócio.

4. Embalagens

Embalagens são insubstituíveis e influenciam o próprio sucesso dos produtos entre os consumidores. O que nem todo mundo percebe é que os custos não estão relacionados apenas à aquisição da embalagem, mas incluem ainda o trabalho de mantê-las seguras e em boas condições.

5. Tributos

A carga tributária brasileira é bastante complexa e impacta diretamente o trabalho da logística. Por isso, é importante conhecer os principais tributos, pois alguns deles podem variar de acordo com as atividades desempenhadas pela empresa.

. Veja também: Gestão de estoque: os principais erros e como a tecnologia pode ajudar a superá-los.

Qual a importância de gerir bem esses custos?

Os custos logísticos nem sempre recebem a atenção que merecem nas empresas.

Em alguns casos, isso acontece porque eles costumam ser diluídos entre outras despesas de cada área. Afinal, estamos falando de um setor que atua em contato com a maioria dos outros departamentos.

Contudo, não visualizar esses custos de forma organizada pode trazer problemas.

Um deles é justamente não ter ideia do tamanho dessas despesas, o que dificulta a própria precificação daquilo que a empresa oferece aos seus clientes.

Podemos abordar essa questão destacando dois pontos principais a seguir:

Tomadas de decisão mais assertivas

Uma boa gestão de custos ajuda a identificar os gastos essenciais — e, também, os desnecessários.

Consequentemente, a empresa é capaz de otimizar seu desempenho, reduzindo custos e aperfeiçoando seus processos.

Aqui, a tecnologia tem um papel crucial, como mostraremos mais à frente. O ponto é eliminar gastos desnecessários e melhorar o desempenho focando nos objetivos do negócio.

Aumento da lucratividade

Com custos menores, fica mais fácil aumentar a margem de lucro da empresa.

Como mencionamos, os custos logísticos devem ser transparentes, pois são uma categoria entre muitas que formam o custo total de produção.

É a partir desse cálculo que sabemos o quanto custa a operação da empresa — e quanto menores forem os gastos, maior a capacidade de lucrar. Um ponto importante desse processo é justamente identificar gargalos, pois eles costumam aumentar as despesas.

Vale destacar que isso não significa necessariamente cobrar o mesmo preço e gastar menos.

Uma estratégia valiosa é justamente oferecer produtos e serviços mais baratos que a concorrência para conquistar o consumidor.

Isso só é possível, é claro, quando somos capazes de reduzir custos e otimizar processos.

Como a tecnologia contribui com a gestão de custos logísticos?

Em tempos de transformação digital, não há espaço para quem insiste em métodos obsoletos de gestão. A tecnologia ajuda a impulsionar os resultados da logística e reduzir seus custos. Isso é feito não apenas com ferramentas e equipamentos sofisticados, mas com um bom software de gestão.

Utilize sistemas integrados para controlar seus custos

Esse tipo de ferramenta ajuda a automatizar processos e facilita o controle de custos logísticos. Atividades manuais e burocráticas ficam para trás, dando lugar a um método mais eficiente de executar as atividades e gerenciar toda a logística.

Em geral, um bom software de gestão (ERP) funciona com módulos integrados, cada um com funcionalidades específicas para cada departamento ou processo. Um dos grandes benefícios é justamente centralizar as informações em uma única plataforma.

Assim, todos os setores trabalham com base em informações atualizadas, podendo alinhar seus objetivos. O resultado é uma sinergia maior em toda a empresa.

Vale lembrar que a logística é uma área que depende profundamente desse tipo de alinhamento. Ter acesso a informações atualizadas de estoque, compras e vendas, por exemplo, é fundamental para que o setor atenda às demandas da empresa.

. Veja também: Arquitetura de TI: saiba como estruturar essa área

Otimize seus custos logísticos com a Inove

Como você pôde ver, os custos logísticos podem passar despercebidos quando o setor não é gerenciado com eficiência. Ainda assim, é natural que o controle de custos se torne um desafio, já que nem toda empresa conta com um especialista no assunto.

A boa notícia é que você pode contar com o apoio de quem mais entende do assunto. A Inove é uma parceira especializada em TI e pode ajudar sua empresa a fazer um planejamento estratégico completo para otimizar processos na logística.

Com profissionais altamente capacitados e experientes, a Inove fornece soluções personalizadas, de acordo com as expectativas e necessidades do seu negócio.

Se quer melhoria contínua no desempenho e redução de custos logísticos, vale a pena contar com o apoio de quem é referência no assunto. Entre em contato com a Inove agora mesmo e tire suas dúvidas!