Outsourcing de TI: 5 motivos para contar com um!

A Tecnologia da Informação ocupa um papel cada vez mais estratégico no mundo corporativo em virtude da digitalização de serviços e das mudanças de hábito dos consumidores que recorrem a soluções tecnológicas para resolver as demandas com mais facilidade.

Assim, para uma empresa ter mais possibilidades de suprir as exigências do mercado, uma excelente alternativa é o outsourcing de TI. Um dos motivos é que essa prática viabiliza fazer uma parceria estratégica com um fornecedor especializado em prover serviços de Tecnologia da Informação.

Dessa forma, uma companhia poderá estar mais concentrada no que realmente deve executar para atingir um maior nível de qualidade dos serviços. Neste artigo, vamos apontar 5 fatores que justificam apostar na terceirização das atividades de TI e obter bons resultados. Confira!

Entenda como funciona o outsourcing de TI

Essa prática consiste na contratação de uma empresa especializada em Tecnologia da Informação que será responsável por uma série de atividades, como o gerenciamento da infraestrutura tecnológica, a gestão de profissionais de TI, o acompanhamento da renovação de licenças de softwares, entre outras.

Muitas corporações têm apostado na terceirização para contar com uma administração mais ágil e atenta às necessidades do público-alvo. Há também mais vantagens de investir nessa prática e que serão descritas a seguir. Acompanhe!

1.Mais foco no core business

As empresas sabem que precisam manter a competitividade em um elevado patamar. Para isso, é crucial haver um foco no core business, ou seja, ter uma visão ampla de como tornar o negócio mais atrativo para clientes, investidores, fornecedores e demais segmentos do público-alvo.

Em busca de um olhar estratégico mais direcionado para as necessidades corporativas, muitas organizações têm recorrido ao outsourcing de TI. Essa iniciativa permite que os gestores estejam mais focados nos pontos em que a empresa deve trabalhar para seguir o conceito de melhoria contínua e expandir a carteira de consumidores. 

2.Economia de recursos financeiros

Não é simples estruturar o orçamento para investir em soluções tecnológicas de ponta. Com o aumento do dólar, essa prática se tornou ainda mais complexa de ser devidamente administrada.

Esse é mais um ponto que justifica apostar no outsourcing de TI em curto prazo, porque o provedor de serviços tem a obrigação de usar recursos que vão agregar valor às companhias.

Além disso, a terceirização evita que sejam investidos milhões em ferramentas que não vão suprir as necessidades institucionais. À medida que uma organização aplica recursos financeiros de maneira estratégica e adequada, maiores são as chances de alcançar o crescimento sustentável e de conquistar a credibilidade dos stakeholders.

3. Flexibilidade maior no uso de soluções tecnológicas

As empresas precisam de mais agilidade para suprir as carências do público-alvo com consistência. E alcançar esse objetivo requer um ambiente tecnológico mais flexível, em que o uso dos recursos esteja estruturado de acordo com a demanda. Por isso, muitas organizações perceberam que o outsourcing de TI é uma opção interessante de tornar a gestão mais dinâmica e eficiente.

Com a possibilidade de contar com uma infraestrutura tecnológica adequada aos momentos de pico da demanda, uma companhia tem menos riscos de enfrentar problemas relacionados com a indisponibilidade dos serviços digitais.

Não há dúvidas de que evitar essa situação colabora para o fortalecimento da marca e evita uma exposição negativa em momentos cruciais, como as promoções de Natal e a Black Friday.

4. Equipe de TI mais qualificada 

O mercado de Tecnologia da Informação tem como característica especial a falta de talentos para suprir a elevada demanda por oportunidades de emprego no setor. E isso dificulta ainda mais contratar profissionais altamente gabaritados e que podem proporcionar um excelente retorno do investimento.

Para tornar essa prática menos arriscada e onerosa, as corporações perceberam que o outsourcing de TI é uma ótima opção. Um dos motivos é que aumenta as possibilidades de escolher um funcionário que ajudará, de forma significativa, no uso de soluções tecnológicas de ponta.

Outro ponto positivo abrange a economia de tempo e de dinheiro com um processo seletivo, em que a falta de conhecimento no setor de TI reduz as chances de escolher os mais qualificados para exercer uma determinada função.

5. Segurança da Informação reforçada  

Não há como ignorar a necessidade de contar com ferramentas avançadas de segurança da informação. Afinal, a indisponibilidade de serviços digitais pode causar prejuízos financeiros e de imagem que dificilmente serão recuperados. Esse aspecto tem contribuído para o outsourcing de TI ser uma prática cada vez mais relevante no mundo corporativo.

Não é fácil atualizar o uso de soluções e capacitar a equipe para enfrentar as ameaças cibernéticas com elevado grau de eficiência e precisão. Sem dúvida, é fundamental contar com recursos de ponta e profissionais extremamente qualificados para enfrentar os cibercriminosos e reduzir os riscos de incidentes graves de segurança.

Vale lembrar que os hackers estão adotando meios cada vez mais sofisticados para invadir redes corporativas e promover o roubo ou vazamento de informações. Além disso, a prática do ransomware (sequestro digital) tem causado estragos maiores à reputação das marcas e provocado danos financeiros expressivos, em virtude da paralisação prolongada e do pagamento de resgate para reaver o acesso aos serviços.

Essa conjuntura mostra como é imprescindível contar com um parceiro estratégico de Tecnologia da Informação para manter o ambiente o mais seguro possível contra os ataques cibernéticos. Se não houver esse cuidado, as probabilidades de uma companhia ser vítima de hackers são enormes.  

Como escolher um parceiro em outsourcing de TI?

Apesar de todos os benefícios apresentados anteriormente, escolher um parceiro de outsourcing pode ser uma tarefa difícil para as organizações. Nesse sentido, é fundamental que se defina o objetivo e expectativas dessa nova parceria.

Em outras palavras, ter clareza sobre onde se deseja chegar é essencial antes de fazer qualquer contratação. Por isso, faça as seguintes perguntas:

  • O parceiro tem experiência no serviço específico que você deseja terceirizar?
  • A empresa de outsourcing selecionada já obteve casos de sucesso com empresas com necessidades parecidas?
  • Esse novo parceiro usará o que há de melhor em tecnologia, software e infraestrutura?
  • Ele pode fornecer profissionais experientes, treinados e qualificados para lidar com seus projetos com eficiência?

Essas questões servirão de base para que você possa filtrar os melhores provedores de outsourcing de TI em seu mercado. Mas, mais importante que isso, entenda a metodologia de cada um e quais os benefícios para seu negócio eles podem trazer no curto, médio e longo prazo.

Conheça a Inove Solutions

Neste artigo, você viu que o outsourcing em TI pode ser essencial para as organizações que desejam um diferencial competitivo para o seu negócio, sendo imprescindível para o crescimento e segurança de qualquer empresa.

Aqui vale ressaltar que a importância de sistemas tecnológicos que funcionem adequadamente e entreguem valor também é fundamental.  Desse modo, para realizar uma gestão de TI eficaz e, ao mesmo tempo, aproveitar as soluções tecnológicas sem aumentar os custos da empresa e se manter competitivo, uma boa alternativa é a terceirização de TI.

A Inove Solutions é uma empresa que presta consultoria em Tecnologia da Informação, com uma visão 360 do setor e que atende cada cliente de acordo com suas expectativas e necessidades.  Entre em contato conosco e saiba tudo o que podemos fazer por você e pela sua empresa