TI no Varejo: a importância da tecnologia para o setor!

A transformação digital já é uma realidade no varejo. Com os avanços tecnológicos em ritmo acelerado, soluções inovadoras que aumentam a capacidade de vendas das empresas estão cada vez mais acessíveis. Nesse contexto, todo gestor deve estar atento à importância da TI no varejo.

Hoje, o departamento de TI se tornou estratégico para qualquer empresa. Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas quanto ao seu papel e os impactos que ele causa nas vendas. Pensando nisso, criamos este artigo especial para mostrar tudo o que você precisa saber para ter resultados ainda melhores com o apoio da tecnologia.

Confira!

Por que a tecnologia está transformando o varejo?

Quando falamos que a transformação digital já é uma realidade, nos referimos a muito mais do que o desenvolvimento de novas tecnologias. O ponto é que o mercado todo está sendo remodelado. Cada vez mais, o digital é crucial para oferecer produtos e serviços, fortalecer a marca e, é claro, fazer negócios.

As novas gerações de consumidores, por exemplo, já cresceram adaptadas à presença de dispositivos móveis e da internet. Além disso, são pessoas muito exigentes, acostumadas a comparar produtos e que se identificam com aquilo que consomem.

Consequentemente, não basta oferecer produtos e serviços de qualidade por um preço acessível: é preciso fortalecer laços com os clientes no mundo virtual e oferecer uma experiência única. Somado a isso, a tecnologia aumenta significativamente a eficiência operacional dos varejistas.

O resultado é fácil de visualizar: quem ignora a transformação digital no varejo se torna ultrapassado e fica para trás. Nesse contexto, a TI é fundamental para tirar proveito das oportunidades e crescer em meio a essa nova dinâmica de vendas.

Qual a função da TI nesse novo contexto?

O setor de TI é responsável não só por implementar e gerenciar soluções tecnológicas na empresa, mas também por promover a inovação e otimizar processos. Assim, a equipe é capaz de atuar ao lado de outros departamentos para mapear a jornada do consumidor e melhorar as vendas.

Com o crescimento do home office, por exemplo, a TI é a responsável por promover a infraestrutura necessária para que os funcionários da empresa se mantenham ativos. Já do ponto de vista do consumidor, o setor ajuda a facilitar as vendas, impulsionar o marketing e até mesmo aperfeiçoar o pós-venda.

Hoje, é importante ter em mente que o público-alvo do varejista tem acesso facilitado aos seus concorrentes. Basta alguns toques na tela do celular e ele pode comparar preços, condições de entrega, marcas disponíveis etc. O papel da TI, nesse sentido, é ajudar a criar uma experiência única que conquiste o consumidor.

Se considerarmos a experiência de compra, o e-commerce logo surge como uma solução insubstituível para qualquer varejista. Cabe à TI criar esse ambiente digital ou encontrar um provedor externo que atenda às necessidades da empresa.

Podemos citar pelo menos quatro outros fatores que são fruto do trabalho da TI no varejo:

  • integração dos canais de atendimento e vendas;
  • gestão das novas formas de pagamento;
  • uso da computação em nuvem;
  • segurança das informações.

Já a estratégia de vendas pode ser mais eficiente com utilização de outras soluções que também exigem a mediação do setor para serem implementadas.

Vejamos, então, quais são essas ferramentas que a TI pode colocar para trabalhar a nosso favor.

Quais as principais soluções tecnológicas para o setor?

Uma solução em cloud (nuvem) é fundamental não só para permitir o home office, mas para otimizar o uso de outros recursos, como o e-commerce. Já a segurança da informação é crucial para qualquer empresa desde que a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor.

Porém, há diversas outras soluções que trazem benefícios valiosos para o varejo se a TI implementá-las com sucesso. Conheça algumas das mais relevantes.

Análise preditiva

Com as redes sociais e diversas outras fontes de dados à disposição, as empresas passaram a cruzar informações para melhorar sua atuação nas vendas. Uma combinação de Big Data e Analytics, por exemplo, permite armazenar um volume gigantesco de dados para identificar padrões e gerar insights.

Assim, é possível não apenas aprimorar o marketing, mas criar campanhas e anúncios personalizados para cada cliente. 

Atendimento omnichannel

Existem soluções de fácil acesso que promovem a integração entre todos os canais de venda. O cliente pode comprar pelo site, por telefone, pelas redes sociais, por um chatbot, pessoalmente ou por diversos outros meios de comunicação.

Para ir além, é possível iniciar um contato em um desses canais e dar continuidade no atendimento por outro. Tudo isso por meio de tecnologias que já estão ao alcance do varejista.

Internet das Coisas (IoT)

O conceito de Internet of Things se refere a dispositivos que trocam dados por meio de uma rede sem fio. Na indústria, por exemplo, diversas máquinas se comunicam para otimizar a produção e dar à manutenção um controle maior sobre o seu desempenho.

No varejo, a IoT já é utilizada para transporte inteligente de produtos, gerenciamento de energia, monitoramento do tráfego de clientes pela loja, otimização da logística etc.

Por onde começar?

Um erro comum é acreditar que basta investir em soluções populares no mercado para alcançar bons resultados. Isso pode levar à compra de tecnologias que não são exatamente as ideais para o contexto específico da sua empresa.

Se quer ter sucesso com a TI no varejo, comece levantando as demandas do seu negócio. Entenda seu público-alvo, avalie sua operação para identificar o que precisa ser melhorado, conheça as soluções do mercado e faça um estudo da concorrência para entender como outros players estão trabalhando.

Com base nisso, você poderá listar suas prioridades e colocar a TI para trabalhar com foco no que trará os melhores resultados. Ainda assim, tenha em mente que isso exige conhecimento técnico aprofundado e, de preferência, muita experiência com as soluções em questão.

A boa notícia é que você pode contar com um parceiro especialista para assumir essa responsabilidade. A Inove Solutions, por exemplo, é referência em impulsionar a transformação digital no varejo.

Nosso serviço de consultoria especializada ajuda sua empresa a identificar as soluções mais adequadas para suas necessidades. Assim, você aprimora constantemente a performance de suas equipes para aumentar as vendas e ainda reduzir os custos.

Se quer entender como isso pode ser realidade no seu contexto específico, entre em contato com a Inove Solutions e fale com quem mais entende de TI no varejo!